terça-feira, 3 de janeiro de 2017

FLOREAT DIADEMA – Todas as necessidades são especiais, assim como todos somos tão iguais em nossas diferenças.
“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.”
Madre Teresa de Calcutá
Somente o olhar atento do coração, pode ver a igualdade em gestos, onde cada um em suas potencialidades, representam um indivíduo com sua singularidade a Humanização somada a Solidariedade, faz de todos portadores de tantas necessidades, pois somos todos seres tão especiais e complexamente lindos.
É preciso considerar as questões que estão envolvidas, para que haja o desenvolvimento, embasado em princípios educacionais, que propicia a aprendizagem das crianças, jovens e adultos com necessidades especiais. A articulação e a cooperação entre todos os setores e em especial da educação, saúde e assistência de forma ampla e subsidiada para que atenda de forma fundamental todas as ações que se entenda prioridade para cada um deles.
É sabido, que existe uma enorme atenção dos profissionais que atuam nesta área proporcionando o atendimento humanizado que não se limita à área educacional, mas envolve especialistas sobretudo da área da saúde e da psicologia. A colaboração de diferentes órgãos do Poder Público, em particular os vinculados à saúde, assistência e promoção social que deve atua de forma direta dentro de uma base instituída em políticas públicas municipal, eficientes e contumaz.
Devemos formar recursos humanos com capacidade de oferecer o atendimento humanizado aos educandos especiais nas creches, pré-escolas, centros de educação infantil, escolas regulares de ensino fundamental, médio e superior, bem como em instituições especializadas e outras instituições é uma prioridade para o Plano Nacional de Educação.
A Solidariedade é e sempre será a ação mais indicada, pois não há como ter uma escola regular eficaz, sem que haja como centro o ser humano que precisa desenvolver suas potencialidades, quanto ao desenvolvimento e aprendizagem dos educandos especiais.
Para tanto é necessário que o ente municipal ofereça e subsidie formação qualificada a seus professores, demais técnicos, pessoal administrativo e auxiliar sejam preparados para atendê-los adequadamente. As classes especiais, situadas nas escolas "regulares", destinadas aos alunos parcialmente integrados, precisam contar com professores especializados e material pedagógico adequado a todo o ambiente para que não seja aceito paliativos por se tratar de um ser humano.
Organizações da sociedade civil, de natureza filantrópica, que envolvem os pais de crianças especiais, têm, historicamente, sido um exemplo de compromisso e de eficiência no atendimento educacional dessa clientela, notadamente na etapa da educação infantil, mas isso não diminui a responsabilidade do Poder Público Municipal de Diadema, para com a educação especial, pois o apoio do governo a tais organizações, visa tanto à continuidade de sua colaboração quanto à maior eficiência por contar com a participação dos pais nessa tarefa o que justificará, portanto, o apoio do governo municipal a essas instituições como parceiras no processo educacional dos educandos com necessidades especiais.
Um esforço determinado das autoridades do município, entidades de classe, empresariado, câmera de comercio e entidades educacionais, para juntos valorizar a permanência dos alunos nas classes regulares, eliminando a nociva prática de encaminhamento para classes especiais daqueles que apresentam dificuldades comuns de aprendizagem, problemas de dispersão de atenção ou de disciplina.
“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.”
São Francisco de Assis
Assim teremos uma Diadema, uma Escola e uma Sociedade, mais HUMANIZADA e SOLIDARIA, atendendo de forma eficiente e verdadeira todas as nossas necessidades especiais e fundamentais.
As flores que florescem num jardim, são tantas as e tão singulares porem é preciso do olhar do jardineiro, para que de forma igualmente diferenciada, cada uma seja sempre bem tratada para sermos todos bem amados.
Hélio Ramos de Oliveira
Prof. Hélio Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário